Institucional
O Abrigo Evangélico da Pedra de Guaratiba está situado na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro e funciona há mais de 60 anos. Entre o ano de 2000 até 2008 foi realizado o Projeto Casa Dia, em regime semi-aberto no período de 08:00 as 17:00 horas, que se destinava ao atendimento de crianças da comunidade em situação de risco social, nutricional e que tinham seus direitos negligenciados.

Em Fevereiro de 2009 foi retomado o atendimento, em regime de abrigo, de crianças em situação de abandono, negligência, risco nutricional e social na faixa etária de 0 a 2 anos, trazidas pelo juizado da 2ª Vara da Infância e da Juventude e Conselhos Tutelares da Zona Oeste.

Histórico

Com a perda de sua esposa e leal companheira Sra. Leopoldina Novaes Biato, deixando 07 crianças órfãs de mãe, o  Sr. Abílio Augusto Biato, presbítero da Igreja Evangélica Fluminense, diante das dificuldades enfrentadas, viu-se na necessidade de “internar”  03 dos seus filhos num colégio em Lavras –MG, até que o Senhor lhe preparou outra esposa, restituindo-lhe um lar completo. Compreendeu então, o Sr. Biato, a necessidade da criação de um estabelecimento  que acolhesse os filhos de nossos irmãos em situação semelhante.

Durante a III Convenção das Igrejas Evangélicas (hoje, União das Igrejas  Evangélicas Congregacionais do Brasil), reunidas de 07 a 14 de Maio de 1919, o Presbítero Biato, um dos delegados ali presentes, lançou a proposta nesse sentido, sendo bem recebida e aprovada pôr unanimidade dando surgimento, diante de grande dificuldade comum a grandes empreendimentos, a fundação do Orfanato Evangélico, nosso atual e muito querido Abrigo Evangélico da Pedra de Guaratiba.

Certificados e Documentos
CNPJ:  34.380.659/0001-32
Registrado no Conselho Nacional de Serviço Social
Registrado na Coordenadoria Estadual do Bem Estar Social – Sub nº 124
Considerado de Utilidade Pública pela lei 892 de 12/08/57- RJ
Utilidade Pública federal – Dec. 87.122 de 26 /04/82
Considerado de Utilidade Pública Municipal  Lei nº 1493 em 12/12/89
Registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


Rua Belchior da Fonseca, 165 - Pedra de Guaratiba - Rio de Janeiro / RJ - Site by Equilíbrio Digital